NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

10.05.2022

Os benefícios e desafios do ?Mundo Open' para o mercado de seguros

Apesar do compartilhamento de dados auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e serviços, é necessário que empresas estejam atentas ao gerir essas informações

O conceito do modelo de negócios “Open” é baseado na abertura de dados através de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) padronizadas, permitindo que essas informações sejam reutilizadas ou trocadas entre diferentes servidores e empresas, além de serem utilizadas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Seu objetivo é permitir maior uma colaboração entre diversas indústrias, beneficiando também os consumidores.

No mercado de seguros, o Open Insurance possibilitará que os clientes autorizem o compartilhamento de seus dados entre seguradoras, corretoras, insurtechs e outras entidades autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) através das APIs. Uma das empresas que está ajudando na implementação desse modelo de negócios no setor é a Axway.

Baseadas no Open Banking, as APIs do sistema de integração da companhia estão sendo modificadas para as especificações do Open Insurance. Os clientes da empresa já começam a implantar as APIs da primeira fase do Open Insurance, que segue o calendário determinado pela Superintendência. “A ferramenta é uma estratégia de integração baseada em APIs que adotam uma abordagem holística focada em segurança para a integração corporativa, atingindo todos os tipos de aplicações, independentemente de estarem em execução no local ou na nuvem”, diz Laura Heritage, General Manager da empresa.

Segundo a executiva, a organização ajuda seus clientes a abrirem suas informações com segurança para incorporar produtos e serviços onde seus consumidores precisam deles, desenvolvendo novos canais com experiências positivas e adaptando o sistema conforme as necessidades do negócio mudam. “Estamos trabalhando com várias companhias de seguros para ajudá-las a adotar o Open Insurance, formando também parcerias com integradores de serviços para fornecer a experiência completa do Open Insurance, desde a estratégia de negócios até a estratégia técnica”.

O Open Insurance herdou vários aspectos do Open Banking, como a noção de padronização de uma aplicação em torno do compartilhamento de dados para a segurança desses dessas informações, e conceitos de gerenciamento de consentimento do usuário. “Há muitos benefícios para os consumidores e para os agentes do mercado de seguros. Para o cliente, por exemplo, há a criação de produtos e serviços que atendem às suas necessidades imediatas, além de pagamentos de sinistros mais ágeis e simplificados, diminuindo os prejuízos financeiros. Já para as seguradoras e corretoras, haverá um menor custo para conquistar mais segurados, podendo ser desenvolvida a capacidade de oferecer novos seguros e abrir canais de receita”, afirma Laura.

De acordo com a General Manager da Axway, os principais desafios do compartilhamento de dados são a padronização da representação dos dados, a segurança dos sistemas, o estabelecimento da propriedade dos dados e a gestão do consentimento dos donos dessas informações para poder utilizá-las. “Outras indústrias irão se juntar ao universo Open, isso é inevitável. Estamos construindo relacionamentos com nossos clientes do mercado de seguros no Brasil para desenvolver um trabalho duradouro e contínuo, possibilitando que as empresas possam implantar o Open Insurance com sucesso e aproveitem as oportunidades que o sistema trará”, ressalta Laura.

Fonte:

https://www.revistaapolice.com.br

RECONHECIMENTO

Pelo quarto ano, A Schalch Sociedade de Advogados integra o seleto grupo de escritórios brasileiros na área de seguros e é recomendado pelo The Legal 500 Latin America 2021.

Leading Firm

O escritório é destaque na edição de 2021 do Chambers&Partners. O forte foco nos setores de seguro e resseguro, a expertise e o profundo envolvimento nos casos foram alguns dos destaques no reconhecimento do trabalho pela publicação.

Chambers Latin America

 

SSA é recomendada novamente pelo The Legal 500 Latin America 2019 na área de seguros.

Chambers Latin America

Schalch foi recomendada no Ranked Firm 2021 dos Melhores Escritórios de Advocacia em Seguros e Resseguros do Brasil, realizado pelo importante Editorial Francês Leaders League.

Chambers Latin America

 

Pelo segundo ano, SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2017 na área de seguros.

Leaders League

 

SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2016 na área de seguros.

Leaders League

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.