NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

26.08.2019

IRB, Austral e Hiscox lançam seguro para remoção de plataformas

Apólice, inédita no Brasil, visa cobrir riscos de responsabilidade civil e de danos físicos no processo de descomissionamento de estruturas offshore

De olho no início das desativações de plataformas offshore no País, o IRB Brasil RE e a Austral Seguradora, em parceria com a inglesa Hiscox, lançam o seguro de descomissionamento, que visa cobrir riscos de responsabilidade civil e danos físicos durante todas as etapas do processo de remoção desses ativos. Ou seja, da desmontagem dos módulos ainda no mar à descarga final em estaleiros.

A remoção de instalações offshore — ou descomissionamento como é chamado tecnicamente o processo, que ocorre quando a vida útil do campo está chegando ao fim — é uma novidade para a indústria de óleo e gás no Brasil. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) acaba de autorizar o processo em seis plataformas e analisa outros cinco pedidos.

Desenvolvido para suprir as necessidades específicas da cadeia brasileira, o seguro — que já existe no exterior, onde o processo é comum — tem o valor de cobertura para riscos de responsabilidade civil e danos físicos customizado de acordo com o tamanho e a necessidade dos projetos de descomissionamento.

“Estamos atentos às necessidades do mercado, com objetivo de oferecer serviços cada vez mais aderentes ao setor. Até 2040, considerando toda a cadeia produtiva, R$ 50 bilhões, segundo a ANP, serão investidos no descomissionamento. Ou seja, esse processo é uma realidade e uma oportunidade. Por isso, decidimos desenvolver este produto pioneiro no Brasil, juntamente com a Hiscox e a Austral Seguradora, voltado especificamente para a cobertura de descomissionamento de plataformas offshore”, explica a diretora de P&C Internacional, O&G e Retrocessão do IRB, Isabel Solano.

Para as empresas, o potencial de comercialização do produto, protocolado no dia 16/08 na Superintendência de Seguros Privados (Susep), é grande. “Se olharmos para mercados onde a atividade de descomissionamento é mais madura, como Inglaterra, Estados Unidos e Noruega, enxergamos um potencial de receita relevante”, afirma o gerente de Energy & Marine da Austral Seguradora, Thiago Navega.

Atualmente, de acordo com dados a ANP, o Brasil tem 66 instalações offshore com mais de 25 anos de operação e que estão em vias de serem desativadas. Outras 23 plataformas têm entre 15 e 25 anos de operação, o que reforça a necessidade do produto.

“Estamos satisfeitos com o produto desenvolvido porque acreditamos que será capaz de atender a indústria, absorvendo as maiores exposições, como os altos custos atrelados à remoção de destroços e a danos físicos a outras plataformas, embarcações e pipelines, dentre outros riscos inerentes”, complementa a subscritora de Energy da Austral, Narely Nicolau.

Para a Hiscox, o descomissionamento é uma oportunidade. “A capacidade de desenvolver um produto para atender às novas demandas do mercado segurador brasileiro, juntamente com o IRB e a Austral Seguradora, é para a Hiscox uma excelente oportunidade de fortalecer a presença no mercado brasileiro, assim como o relacionamento e troca de experiência”, diz o subscritor de Responsabilidade Civil da Hiscox, Phil Furlong.

Fonte: IRB

RECONHECIMENTO

Pelo terceiro ano, A Schalch Sociedade de Advogados integra o seleto grupo de escritórios brasileiros na área de seguros e é recomendado pelo The Legal 500 Latin America 2019.

Leading Firm

A edição 2019 do guia internacional sobre a América Latina The Legal 500, destacou Debora Schalch, Tatiana Algodoal Rosa e João Paulo Leite na lista de “Recommended Lawyer”.

Recommended Lawyer

 

A edição de 2020 do Chambers&Partners destacou pelo segundo ano consecutivo Debora Schalch como uma das melhores no setor de seguros e resseguros.

Chambers Latin America

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.