NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

26.08.2019

IRB, Austral e Hiscox lançam seguro para remoção de plataformas

Apólice, inédita no Brasil, visa cobrir riscos de responsabilidade civil e de danos físicos no processo de descomissionamento de estruturas offshore

De olho no início das desativações de plataformas offshore no País, o IRB Brasil RE e a Austral Seguradora, em parceria com a inglesa Hiscox, lançam o seguro de descomissionamento, que visa cobrir riscos de responsabilidade civil e danos físicos durante todas as etapas do processo de remoção desses ativos. Ou seja, da desmontagem dos módulos ainda no mar à descarga final em estaleiros.

A remoção de instalações offshore — ou descomissionamento como é chamado tecnicamente o processo, que ocorre quando a vida útil do campo está chegando ao fim — é uma novidade para a indústria de óleo e gás no Brasil. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) acaba de autorizar o processo em seis plataformas e analisa outros cinco pedidos.

Desenvolvido para suprir as necessidades específicas da cadeia brasileira, o seguro — que já existe no exterior, onde o processo é comum — tem o valor de cobertura para riscos de responsabilidade civil e danos físicos customizado de acordo com o tamanho e a necessidade dos projetos de descomissionamento.

“Estamos atentos às necessidades do mercado, com objetivo de oferecer serviços cada vez mais aderentes ao setor. Até 2040, considerando toda a cadeia produtiva, R$ 50 bilhões, segundo a ANP, serão investidos no descomissionamento. Ou seja, esse processo é uma realidade e uma oportunidade. Por isso, decidimos desenvolver este produto pioneiro no Brasil, juntamente com a Hiscox e a Austral Seguradora, voltado especificamente para a cobertura de descomissionamento de plataformas offshore”, explica a diretora de P&C Internacional, O&G e Retrocessão do IRB, Isabel Solano.

Para as empresas, o potencial de comercialização do produto, protocolado no dia 16/08 na Superintendência de Seguros Privados (Susep), é grande. “Se olharmos para mercados onde a atividade de descomissionamento é mais madura, como Inglaterra, Estados Unidos e Noruega, enxergamos um potencial de receita relevante”, afirma o gerente de Energy & Marine da Austral Seguradora, Thiago Navega.

Atualmente, de acordo com dados a ANP, o Brasil tem 66 instalações offshore com mais de 25 anos de operação e que estão em vias de serem desativadas. Outras 23 plataformas têm entre 15 e 25 anos de operação, o que reforça a necessidade do produto.

“Estamos satisfeitos com o produto desenvolvido porque acreditamos que será capaz de atender a indústria, absorvendo as maiores exposições, como os altos custos atrelados à remoção de destroços e a danos físicos a outras plataformas, embarcações e pipelines, dentre outros riscos inerentes”, complementa a subscritora de Energy da Austral, Narely Nicolau.

Para a Hiscox, o descomissionamento é uma oportunidade. “A capacidade de desenvolver um produto para atender às novas demandas do mercado segurador brasileiro, juntamente com o IRB e a Austral Seguradora, é para a Hiscox uma excelente oportunidade de fortalecer a presença no mercado brasileiro, assim como o relacionamento e troca de experiência”, diz o subscritor de Responsabilidade Civil da Hiscox, Phil Furlong.

Fonte: IRB

RECONHECIMENTO

Pelo terceiro ano, A Schalch Sociedade de Advogados integra o seleto grupo de escritórios brasileiros na área de seguros e é recomendado pelo The Legal 500 Latin America 2019.

Leading Firm

A edição 2019 do guia internacional sobre a América Latina The Legal 500, destacou Debora Schalch, Tatiana Algodoal Rosa e João Paulo Leite na lista de “Recommended Lawyer”.

Recommended Lawyer

 

A edição de 2020 do Chambers&Partners destacou pelo segundo ano consecutivo Debora Schalch como uma das melhores no setor de seguros e resseguros.

Chambers Latin America

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.