17.06.2024
Setor segurador pode construir soluções para enfrentar transição climática
“Primeiro precisamos prevenir, tomar medidas que evitem os desastres como criar contenções de encostas, barragens reguladoras, sistemas de drenagem nas cidades. Depois, nos prepararmos para a resiliência, construindo uma infraestrutura mais resistente para cenários extremos. Ou seja, temos que nos preparar para respostas aos desastres”, disse o presidente executivo da CNseg, Dyogo Oliveira, durante o 3º Fórum Esfera Brasil, no Guarujá
O executivo da Confederação Nacional das Seguradoras participou do painel “Futuro Seguro: Prevenção a Desastres Ambientais” ao lado de Gustavo Pimentel, vice-presidente de finanças da Vale, e Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar.
Confira a entrevista com Dyogo Oliveira durante o 3º Fórum Esfera Brasil:
Nova realidade climática: preparação e resiliência
Dyogo Oliveira ressaltou que o Brasil ainda não está preparado para enfrentar a nova realidade climática e defendeu a necessidade de aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e da busca por coberturas de seguros.
Atualmente, no Brasil, apenas 30% da frota de veículos (19,9 milhões) e 17% dos domicílios (11 milhões) são segurados. No setor agrícola, somente cerca de 6% da área (7,3 milhões de hectares) possui cobertura de seguro rural.
“O seguro estabiliza a qualidade de vida ao longo do tempo, estabiliza o fluxo de uma família e empresas ao longo do tempo”, destacou Dyogo Oliveira.
Emergência climática: ações necessárias
O executivo reforçou a necessidade de o país criar ações para aumentar a resiliência contra a emergência climática.
“O Brasil tem enchentes todo ano e não se prepara para essa resposta e para essa realidade. Por isso, a CNseg apresentou ao governo e ao executivo uma proposta de resposta, que é a criação do Seguro Social de Catástrofe, um caminho que pode ajudar as vítimas das enchentes”, explicou.
Sobre o Seguro Social de Catástrofe
O Seguro Social de Catástrofe prevê o pagamento de indenizações de R$ 15 mil a famílias vítimas de enchentes e inundações. O seguro é visto como uma medida crucial para oferecer suporte financeiro imediato às vítimas, ajudando a estabilizar suas vidas após eventos desastrosos
Fonte:
SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2023 na categoria Insurance.
Pelo quarto ano, A Schalch Sociedade de Advogados integra o seleto grupo de escritórios brasileiros na área de seguros e é recomendado pelo The Legal 500 Latin America 2021.
SSA é recomendada novamente pelo The Legal 500 Latin America 2019 na área de seguros.
Pelo segundo ano, SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2017 na área de seguros.
SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2016 na área de seguros.
O escritório é destaque na edição de 2021 do Chambers&Partners. O forte foco nos setores de seguro e resseguro, a expertise e o profundo envolvimento nos casos foram alguns dos destaques no reconhecimento do trabalho pela publicação.
Schalch foi recomendada no Ranked Firm 2021 dos Melhores Escritórios de Advocacia em Seguros e Resseguros do Brasil, realizado pelo importante Editorial Francês Leaders League.
55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301