NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

11.01.2022

Valor Econômico: setor segurador reconhece o potencial do ?open insurance', mas tem críticas e propostas concretas

O “open insurance”, cuja primeira fase, relativa ao ambiente de compartilhamento de dados, teve início em 15 de dezembro passado, foi tema de matéria no Jornal Valor Econômico desta sexta-feira, dia 6. 

A matéria ouviu a CNseg, a Susep, seguradoras e empresas de tecnologia, que apresdentaram as suas avaliações sobre o processo do open insurance. A CNseg, mesmo reconhecendo o potencial de transformação do novo ecossistema, apresenta uma série de críticas e propostas em relação ao seu processo de implantação. 

De acordo com o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, um dos entrevistados, apesar de toda a diferença entre o mercado dos bancos e o segurador, as normas da Susep sobre o “open insurance” foram um “cópia e cola” das do open banking. “Os produtos de seguro, em muitos casos, são muito complexos e pedem uma assessoria, de modo semelhante aos de investimentos”, afirmou. 

O Presidente da CNseg também criticou o fato de a legislação ter criado a figura da Sociedade Iniciadora de Serviços de Seguro (Siss), inspirada nas iniciadoras de pagamentos do open banking, sem deixar claro qual o papel que esse novo participante vai ter, tendendo a se tornar apenas “mais um intermediário, ou seja, um custo a mais”. 

Também ouvido na matéria, o Diretor-Executivo da CNseg Alexandre Leal, apesar de reconhecer o potencial do “open insurance” de reduzir custos e trazer mais eficiência e visibilidade aos bons produtos de seguro, caso seja bem construído, afirmou que o processo necessita de ajustes, pois ainda pairam muitas dúvidas.  

Alexandre Leal também critica o fato de a Susep ter deixado de fora do sistema os corretores de seguro, que não terão acesso aos dados disponibilizados pelos clientes no ambiente de compartilhamento. 

Fonte:

https://cnseg.org.br/noticias

RECONHECIMENTO

Pelo quarto ano, A Schalch Sociedade de Advogados integra o seleto grupo de escritórios brasileiros na área de seguros e é recomendado pelo The Legal 500 Latin America 2021.

Leading Firm

O escritório é destaque na edição de 2021 do Chambers&Partners. O forte foco nos setores de seguro e resseguro, a expertise e o profundo envolvimento nos casos foram alguns dos destaques no reconhecimento do trabalho pela publicação.

Chambers Latin America

 

SSA é recomendada novamente pelo The Legal 500 Latin America 2019 na área de seguros.

Chambers Latin America

Schalch foi recomendada no Ranked Firm 2021 dos Melhores Escritórios de Advocacia em Seguros e Resseguros do Brasil, realizado pelo importante Editorial Francês Leaders League.

Chambers Latin America

 

Pelo segundo ano, SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2017 na área de seguros.

Leaders League

 

SSA é recomendada pelo The Legal 500 Latin America 2016 na área de seguros.

Leaders League

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.