NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

30.03.2021

Os impactos financeiros, tecnológicos e regulatórios da pandemia no setor segurador são tema de caderno especial do Valor

O Jornal Valor Econômico publicou nesta quinta-feira, dia 25, um caderno especial sobre o mercado segurador. Com base em números fornecidos pela CNseg, a publicação aponta os impactos da pandemia no setor segurador, as alterações no arcabouço regulatório da Susep, que prometem deixar o mercado mais competitivo e o movimento das seguradoras para aumentar os seus canais de distribuição por meio do ”bancassurance”, entre outros temas abordados.

Futuro incerto - Nova onda de covid-19 aumenta incertezas após ano em que o setor cresceu 1,3%

O agravamento da pandemia de Covid-19 fez com que, mesmo a previsão da CNseg de crescimento de 2,8% do setor em 2020, excluindo saúde suplementar e DPVAT, não se confirmasse. A arrecadação em prêmios da indústria avançou 1,3% no ano, em relação ao ano anterior, para R$ 273,7 bilhões. Ainda assim, informa a matéria, a indústria cresceu, ao passo que o PIB encolheu 4,1%.

De acordo com o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, ouvido na matéria, “se o cenário de aumento do contágio, adoção de novas medidas de isolamento e falta de um calendário de vacinação prevalecer, 2021 tende a ser pior. Se acelerarmos o passo das vacinas, dá para prever um segundo semestre melhor do que o ano passado”. Entretanto, ponderou ele, “o agravante é que, um ano depois, sequer temos horizonte de controle do vírus”.

Mudança torna mercado mais competitivo - Susep flexibiliza regras, reduz custo operacional de seguradoras e resseguradoras e assegura solvência

Com a entrada em vigor, em janeiro deste ano, da Resolução 389 do CNSP que, em conjunto com a Resolução 388, estabelece a segmentação das sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, de resseguradores locais e entidades abertas de previdência complementar, um antigo pleito do mercado, que era o princípio da proporcionalidade da regulação prudencial, finalmente se concretizou. Na prática, as exigências foram flexibilizadas de acordo com o perfil de risco de cada participante do mercado.

Segundo o Diretor-Executivo da CNseg Alexandre Leal, as mudanças são resultado de um amadurecimento de discussões entre a Susep e o mercado e não afetam a segurança dos clientes. “Não seria responsável da nossa parte aplaudir ou desejar uma regulação que pudesse trazer algum prejuízo ao cliente final. O mercado brasileiro fica em linha com as melhores práticas regulatórias internacionais, tratando de forma distinta as empresas com características distintas. Se o custo regulatório é menor, sobra mais dinheiro, mais tempo para as os participantes do mercado exercerem a criatividade no que é importante: produto, precificação, forma de venda ao cliente etc”.

Tendências - Crescem as operações com bancos, cooperativas e fintechs - Setor firma parcerias para abrir canais de distribuição

O isolamento social gerado pela pandemia fez com que o setor buscasse fortalecer as parcerias com bancos, cooperativas e fintechs para ampliar os canais de distribuição de seus produtos em movimento conhecido como “bancassurance”, com resultados considerados bem acima da média.

Gasto com indenizações e sinistros avança 8,3% - Exposição do setor à pandemia foi no geral pequena, uma vez que a maioria das apólices exclui esse tipo de evento das coberturas

Em 2020, o setor segurador retornou à sociedade, em sinistros, indenizações, benefícios, resgates e sorteios, o montante de R$ 151 bilhões, representando um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior, de acordo com números fornecidos pela CNseg, que excluem saúde suplementar e indicam, em razão disso, que os números finais tendem a ser ainda maiores.

Consumidor: a razão de ser da atividade seguradora

O caderno especial do Valor Econômico também trouxe um anúncio da CNseg sobre a Semana do Consumidor, evento online que será realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras nos dias 26, 27 e 28 de abril, a partir das 11 horas. Confira abaixo.

Fonte:

https://cnseg.org.br/noticias/os-impactos-financeiros-tecnologicos-e-regulatorios-da-pandemia-no-setor-segurador-sao-tema-de-caderno-especial-do-valor.html

RECONHECIMENTO

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.