NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

24.03.2021

Ações de seguradoras lideram ganhos na Bolsa

Apesar da queda do Ibovespa nesta quinta-feira, as ações de seguradoras vão na contramão de boa parte do mercado e se destacam entre os melhores desempenhos do dia após a surpresa com a decisão de juros pelo Banco Central. Às 11h20, SulAmérica tinha alta de 3,40%, enquanto IRB avançava 1,46% e BB Seguridade ganhava 0,74%.

De acordo com analistas, esse é um segmento que acaba sendo beneficiado por juros mais altos no Brasil - embora outros elementos também tenham grande relevância para os movimentos, assim como ocorre no mercado como um todo.

'Além da receita operacional que vem da venda de seguros, as seguradoras têm como outra fonte relevante de receita as aplicações feitas no mercado financeiro. Como uma grande parte dessas aplicações são em renda fixa com rendimentos atrelados à Selic, uma alta na taxa básica de juros leva a maiores retornos sobre o capital investido', explicam os analistas do XP Investimentos, em nota.

Eles destacam que bancos e empresas importadoras também acabam sendo beneficiadas pela alta de juros. Já os segmentos de varejo, energia elétrica e locação de veículos ficam na ponta oposta, com o risco de sofrer impactos negativos.

De modo mais geral, os analistas afirmam que a alta da taxa básica de juros não afeta o caminho da bolsa, 'pois os juros reais (juros nominais subtraído da inflação) devem continuar próximos de zero'. Levando em consideração que a expectativa de inflação na XP é em 4,9% e da Selic em 5,0% para o fim de 2021, 'taxas reais continuarão muito baixas, prevendo ainda um baixo retorno real para investidores em renda fixa'.

Além disso, para eles, não há uma relação clara e direta entre o Ibovespa e a taxa de juros. 'Nosso estudo também mostrou que, na média, para cada +1% na taxa Selic, o Ibovespa caiu apenas -0,07%. Portanto, a taxa Selic não é a única - ou a mais importante - determinante dos rumos para o índice', afirmam.

Assim, mesmo com o início do processo de alta da Selic e a perspectiva de novas elevações, algumas ações do setor de energia, bancos, Vale e seguros estão entre as 10 maiores pegadoras de dividendos do mercado. 'Apesar de as projeções colocarem a Selic em um patamar de 5% até o fim deste ano, os rendimentos de dividendos ainda estão acima da taxa de juros para algumas empresas', dizem.

Fonte:

https://www.fenacor.org.br/noticias/acoes-de-seguradoras-lideram-ganhos-na-bolsa

RECONHECIMENTO

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.