NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

16.03.2018

Programa de compliance traduz valores essenciais da Schalch Advogados e marca fase de mudanças

A edição do Código de Ética de Conduta, uma das etapas do programa, contém os valores da empresa que serão desdobrados em comportamentos da equipe.

Prestes a completar 27 anos de atuação na área jurídica de seguros e resseguros, a Schalch Sociedade de Advogados (SSA) se prepara para os novos desafios da evolução. Além da mudança de sede, prevista para o primeiro semestre deste ano, o escritório está cumprindo a segunda etapa de seu programa de compliance que resultará na edição do Código de Ética de Conduta.

De acordo com a sócia Denise Schalch, idealizadora do projeto, mais do que atender aos preceitos da lei e à demanda de seus clientes, a publicação servirá para materializar e disseminar entre os colaboradores os principais valores que pautaram o desenvolvimento da SSA ao longo dos anos. “O Código traduz a alma do escritório, os valores que desejamos sejam praticados pelos colaboradores”.

Como coordenadora do programa de compliance, Denise Schalch requisitou os serviços da conceituada coach e consultora Ana Claudia Karam, fundadora da Insights Organizing Legal Knowledge e diretora do CEU Escola de Direito. O trabalho, iniciado três meses atrás, teve como primeira etapa a curadoria para identificar os principais critérios da empresa para a tomada de decisão.

“A curadoria extrai o conhecimento tácito, fruto das crenças, valores e experiência dos sócios e o converte em conhecimento expresso. Para os colaboradores serve como indicador objetivo de alinhamento estratégico, identificando a atividade como única, de maior valor”, explica Ana Karam.

A conclusão dessa etapa resultou na seleção de sete valores principais para a SSA, que farão parte do seu Código de Ética de Conduta: 1 – Aprender, evoluir e compartilhar; 2 – Praticar o bem com integridade; 3 – Perseguir a excelência; 4 – Comprometer-se com o resultado; 5 – Respeitar e cuidar das pessoas; 6 – Contribuir para um ambiente amistoso, saudável e organizado; 7 – Ser criativo e procurar soluções originais.

Denise Schalch destaca que a aplicação do programa de compliance na empresa fugiu do lugar-comum ao incorporar a visão humanística das sócias – ela e sua irmã Debora Schalch – em relação ao cliente. “Não se trata apenas de executar o serviço com perfeição, cumprir prazos e alcançar resultados, mas de estabelecer uma empatia com o cliente e o trabalho em equipe”.

A sócia Debora Schalch concorda e vai além ao afirmar que a excelência no atendimento está em colocar-se no lugar do cliente. “É preciso vê-lo (o cliente) com os olhos da generosidade e do amor ao próximo”. Ana Karam complementa que o relacionamento humano – mais do que o conhecimento técnico – é essencial para conquistar a confiança do cliente.

Para manter essa conquista, entretanto, a consultora explica que é necessário praticar com constância os valores descritos no Código de Conduta e Ética e avaliar os comportamentos. Por isso, depois de um workshop com os funcionários da SSA realizado na última quinta-feira, 22 de fevereiro, no qual foram transmitidos e discutidos os sete valores, a próxima etapa será o desdobramento desses valores em comportamentos.

Um dos diferenciais do programa é criação do canal de dúvidas. “Optamos por esse canal porque será um meio de a alta administração conhecer as dificuldades da operação, esclarecer dúvidas e também atualizar o código”. A última etapa, segundo Ana Karam, será a criação dos indicadores de comportamento humano para avaliação e desenvolvimento de performance.

Coincidentemente, o workshop ocorreu no mesmo dia do aniversário da sócia Debora Schalch. Ela celebrou a data com os colaboradores e aproveitou a ocasião para dar início a uma das iniciativas que integram o programa de compliance, denominada por Ana Karam como “portas abertas”. Segundo a consultora, trata-se de uma maneira de a equipe conhecer a carreira e os pensamentos dos seus gestores e também de interagir por meio de perguntas.

A advogada relatou passagens de sua trajetória profissional, sobretudo as dificuldades do início de carreira e como foram superadas. “Hoje, nosso objetivo é ter uma equipe coesa, na qual todos possam evoluir profissionalmente e que cada um seja responsável pelos próprios atos”.

Fonte: www.segs.com.br

RECONHECIMENTO

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.