NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

05.06.2019

A importância do Seguro Rural para o produtor e a economia nacional

Seguradora opera soluções para mais de 60 tipos de culturas e vê carteira voltada ao campo crescer em quase 10% por safra

São Paulo – O agronegócio é o principal pilar da economia brasileira, responsável por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) e um em cada três postos de trabalho no país. A relevância do setor motivou o mercado segurador a desenvolver soluções específicas para o campo e o governo a criar incentivos para que criações e plantações sejam protegidas.

A Mapfre atua neste segmento há 15 anos com um portfólio diversificado de seguros aplicável a mais de 60 culturas, além de resguardar desde a propriedade do produtor aos maquinários e benfeitorias. A companhia é a segunda do país em negócios na agropecuária e observa um crescimento de cerca de 8% por safra, saindo de R$ 406 milhões em 2017 para R$ 438 milhões em 2018.

A superintendente de Seguros Agrícolas da Mapfre, Catia Rucco Rivelles, explica que a importância do Seguro Rural vai além de reparar eventuais perdas na produção. “Os prejuízos do produtor por causa de uma safra perdida impactam toda uma cadeia econômica, que vai dos ganhos de um vendedor de maquinários agrícolas, por exemplo, ao preço que o alimento chega à mesa do consumidor final”, pontua.

E por fazer parte do projeto de segurança alimentar do país, o governo oferece subvenções que incentivam e facilitam o acesso dos produtores ao seguro, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para obter o auxílio, a dica é que a apólice seja contratada antes do início da plantação. Contar com este dispositivo pode auxiliar na aquisição de financiamento da própria safra, uma vez que as instituições financeiras já vinculam o seguro rural à política de liberação de crédito.

Mesmo com a alta importância do agronegócio para a economia, a executiva ainda acredita que a cultura do seguro entre os produtores rurais precisa ser consolidada. “Dados da Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontam que de toda a área plantada no Brasil, somente 15% conta com algum tipo de seguro. Em países como os Estados Unidos, este número salta para 80% “, compara.

Fonte: Revista Cobertura

 

RECONHECIMENTO

Pelo segundo ano consecutivo, A Schalch Sociedade de Advogados (SSA) integra o seleto grupo de escritórios brasileiros na área de seguros e é recomendado pelo The Legal 500 Latin America 2017.

Leading Firm

A edição 2017 do guia internacional sobre a América Latina The Legal 500, destacou Debora Schalch, como referência na área de seguros, incluindo-a na lista de “Recommended Lawyer”.

Recommended Lawyer

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.