NOTÍCIAS

Notícias
Veja também: SSA NA MÍDIA

Acompanhe as principais notícias do setor de seguro,
resseguro, arbitragem e mais.

< voltar

20.03.2024

Seguro de motos: o que é e como funcionam as coberturas?

Motociclista tem proteção para colisão, incêndio, furto, roubo e danos a terceiros, e pode contar também com assistências.

O seguro de motocicletas é muito semelhante ao seguro de carros. Protege contra os mesmos riscos, como colisão, incêndio, furto, roubo e danos a terceiros, e pode contar também com assistências.

“O seguro de moto é 100% baseado no seguro de carro, faz parte da mesma carteira”, explica Caio Souza, executivo responsável pela área de Produtos de Seguros para Pessoas Físicas da XP.

O que é seguro de moto

É um seguro para veículos como o de carros. A principal diferença é a precificação. Percentualmente, o prêmio do seguro de moto tende a ser mais alto, correspondendo a uma fatia maior do valor do veículo, ou seja, do capital segurado. O “prêmio” é o montante que o segurado paga à seguradora.

“O seguro de moto tem uma sinistralidade maior”, afirma Souza. “Sinistro”, no jargão do setor, é o evento que dá ensejo à indenização pela seguradora. Por exemplo, o acidente ou o roubo. Com motos, o risco de que algo assim ocorra é potencialmente maior.

Por ser um veículo menor, em tese mais frágil e de reparação mais difícil, a tendência de haver indenização integral em caso de colisão é maior, e a taxa de roubos de motos é mais elevada do que a de carros.

Souza ressalta, no entanto, que a cobertura para terceiros em seguros de motos geralmente é mais barata, pois o potencial de danos é menor.

Como funciona o seguro de moto?

O funcionamento do seguro de motos é semelhante ao de automóveis. “O seguro de motocicletas cobre dano parcial ou integral à moto por colisão, incêndio, roubo e furto – denominado seguro total –, e pode contar com coberturas acessórias”, diz Marcelo Sebastião, presidente da Comissão de Seguro Auto da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

A contratação do seguro se dá das mesmas maneiras que no caso de carros, via corretores, revendedores, fabricantes, seguradoras e online. Em motos novas, valem as informações da nota fiscal. Para usadas, é necessária avaliação.

O seguro de motos tem também franquia, em caso de danos parciais. “É uma maneira de a seguradora controlar a sinistralidade”, observa Souza. Dependendo do valor do reparo, não vale a pena acionar o seguro.

Como funciona para motos financiadas?

Não há restrições para o seguro de motos financiadas. “Todo mundo que tem um financiamento deveria ter seguro”, observa Souza. De fato, imagine seu veículo ser destruído e você ter que continuar pagando as prestações.

Funciona como o seguro para carros financiados e sua maior importância, segundo Sebastião, é no caso de sinistros com dano integral. “É apurado o valor pendente na instituição financeira, efetuada a quitação, e a diferença que por ventura possa existir será paga ao proprietário da moto, tão logo seja liberada a alienação do bem junto aos órgãos competentes”, explica.

Ou seja, a seguradora quita o financiamento e devolve ao segurado a diferença relativa aos valores já pagos, se houver.

Como o seguro de moto é calculado?

O seguro da moto é calculado com base no valor do veículo – o prêmio geralmente equivale a uma porcentagem maior do que no seguro de carros –, marca, modelo, tipo, ano, utilização, área de circulação, e o perfil do segurado.

Se o modelo, por exemplo, costuma ser mais visado por ladrões, o seguro será mais caro. O custo de reparação também vai influir no cálculo. Além dos critérios relativos ao veículo e ao segurado, os prêmios variam de seguradora para seguradora.

Quais são as principais coberturas do seguro de moto?

As principais coberturas do seguro de moto são contra colisão, incêndio, roubo e furto, pacote conhecido também como “seguro total”. Há coberturas adicionais, sendo a de terceiros para danos materiais e corporais a mais comum. Mas há também para danos aos faróis, lanternas e retrovisores, acessórios, equipamentos de segurança e outras.

Há ainda assistências, como guincho, socorro mecânico, troca de pneus e chaveiros, meio de transporte alternativo para o segurado, hospedagem em caso de pane e remoção médica. As coberturas adicionais e assistências variam de acordo com a seguradora.

Os pacotes também. É possível, por exemplo, contratar só seguro para terceiros, ou só para incêndio e roubo, ou só para colisão e incêndio, ou ainda só para roubo e furto.

Há restrições para fazer seguro de moto?

De acordo com Sebastião, eventuais restrições dependem das seguradoras, mas a mais comum é para seguro de motos utilizadas para prestação de serviços, como motofretista, motoboy e entregadores de aplicativos. Caso haja tal restrição, a seguradora não cobre os riscos das motos usadas para esses fins.

“Em todos os seguros, e o seguro de moto não é exceção, há uma relação de risco/retorno que, se for muito danosa, a seguradora prefere não operar no mercado.

Quando falamos de motofretistas, de motoboys, há um risco mais elevado, principalmente de colisão, e aí as companhias preferem não operar”, observa Souza. “O mercado é cíclico, pode num determinado momento não cobrir um risco, mas as companhias podem rever isso no futuro”, acrescenta.

Ele ressalta, porém, que há seguradoras que oferecem seguro contra roubo e furto para este segmento.

Fonte: 

https://www.sindsegrs.com.br/

RECONHECIMENTO

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.