SSA NA MÍDIA

SSA Na Mídia
Veja também: NOTÍCIAS

Veja a participação do escritório em congressos,
seminários, palestras e eventos.

< voltar

25.03.2024

MATÉRIA > TJ/SP: Empresa não receberá seguro garantia por omitir informações

MATÉRIA > TJ/SP: Empresa não receberá seguro garantia por omitir informações

Colegiado confirmou sentença entendendo que empresa agravou risco coberto pelo seguro.

Empresa de energia solar não receberá indenização de seguro garantia superior a R$ 5 milhões após colegiado da 27ª câmara de Direito Privado do TJ/SP confirmar sentença no sentido de que a empresa agravou voluntariamente risco coberto pela apólice de seguro. 

No caso, a empresa de energia solar adquiriu apólice de seguro garantia de performance para garantir construção de uma de suas usinas fotovoltaicas. Quando a tomadora responsável pela realização da obra abandonou o empreendimento, a empresa acionou a seguradora pleiteando a indenização. 

Omissão de informações

Ao julgar recurso, o colegiado identificou que a empresa de energia solar faltou com deveres legais e contratuais ao omitir informações, como a de deterioração financeira da tomadora, e ao alterar o contrato garantido sem cientificar a seguradora.

O relator, desembargador Luís Roberto Reuter Torro afirmou que a empresa de energia solar "é pessoa jurídica de grande porte, [...] não sendo crível que não dote de órgão ou setor responsável por questões jurídico-financeiras que seja capaz de saber interpretar que a apelante agiu de modo voluntário e com consciência das consequências jurídicas tais como o agravamento do risco coberto na apólice e a sujeição à perda do direito à indenização securitária".

Entendeu, ao final, que a própria empresa teria responsabilidade sobre o abandono da construção, não tendo direito à indenização securitária. 

Segundo Daniel Marcus, especialista em Direito Securitário e sócio do escritório Schalch Sociedade de Advogados, que representa a seguradora, o caso estabelece um significativo precedente para o mercado de seguros, podendo servir de referência em futuras demandas semelhantes. 

"A relevância da decisão reside na análise e aplicação precisa das cláusulas das apólices de seguro garantia relacionadas, por exemplo, ao agravamento de risco, dever de informação e omissão de informação pelo segurado, frequentemente mal interpretadas pelo Poder Judiciário, o que resulta em condenações injustas às seguradoras, em desacordo com as disposições contratuais e legislação aplicável.''

Processo: 1022697-23.2022.8.26.0100 
Veja o acórdão.

Fonte:

https://www.migalhas.com.br/

RECONHECIMENTO

Contato

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º andar
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.