01.02.2017
Seguros personalizados para micro e pequenas empresas devem se expandir
Com mais de 1,3 mil vagas fechadas em 2016 e índice de desemprego a 11,9%, o chamado “empreendedorismo de necessidade” ganhou a atenção das seguradoras. Segundo dados da Serasa Experian, de janeiro a outubro do ano passado, 1,7 milhão de empresas foram criadas – número recorde para o período desde 2010. Desse total, 78,9% (1,34 milhão) foram de Micro Empreendedores Individuais (MEIs). “Não há dúvida de que há uma demanda muito grande por seguros direcionados aos pequenos e médios empreendedores e, em momentos de dificuldade econômica, esse mercado precisa reforçar sua atuação”, identifica Felipe Smith, diretor executivo de produtos pessoa jurídica da Tokio Marine. O executivo ainda destaca que, frente à geração de 77% dos empregos do País e com a perspectiva de que apenas 30% têm seguro empresarial, o segmento “é relevante” e precisa de atenção. Dados da última pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “O pequeno e médio empresário tem profissionalizado seu negócio. E um aspecto importante é saber mitigar os diversos riscos envolvidos. Para isso, existem diferentes modalidades de seguros no mercado, decisivas para a continuidade da operação em caso de um sinistro”, explica Paride DellaRosa, CEO da AIG Brasil. Ainda de acordo com os executivos ouvidos pelo DCI, apesar desse momento de crise e de muitas das micro empresas abertas não terem aguentado por muito tempo, “o momento de investimento é agora”. “De olho no potencial desse mercado e na demanda de produtos e soluções para o setor de serviços, passamos a investir, fortemente, no desenvolvimento de seguros específicos”, afirma Smith. Ele destaca, porém, que ouvir os corretores e clientes do segmento para tentar conseguir “oferecer coberturas específicas que atendem às reais necessidades desse público”, são questões muito importantes e que precisam continuar acontecendo no mercado. “As análises são aprofundadas e seguem questões estratégicas importantes para cada segmento de mercado avaliado”, acrescenta o diretor. Para os executivos, as principais coberturas de destaque tendem a se relacionar ao seguro multirrisco empresarial – que protege a companhia de diversos riscos e preserva o patrimônio, abrangendo imóveis, equipamentos, mercadorias, móveis e utensílios. Informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que apesar de o seguro compreensivo empresarial mostrar recuo de 3,4% nos prêmios de novembro de 2016 frente igual mês de 2015 (de R$ 178,5 milhões para R$ 172,4 milhões), subiu 1,9% no consolidado dos onze primeiros meses do ano contra o mesmo período do ano anterior (de R$ 1,869 bilhão para R$ 1,905 bilhão). De acordo com DellaRosa, a estratégia fundamental é aprofundar o relacionamento com os corretores e oferecer produtos personalizados, com soluções adequadas ao comportamento do mercado. “Um corretor cada vez mais especializado e técnico, com uma carteira de seguros diversificada, poderá mostrar a seus clientes como minimizar potenciais riscos que envolvem seu negócio, desde estarem protegidos contra eventuais erros cometidos por seus funcionários e gestores, até resguardar seu patrimônio contra incêndios, acidentes e roubos”, afirma o CEO da AIG. “Em 2016, a perspectiva é de crescimento de 15% nesse segmento e de números ainda maiores para este ano”, afirma Smith, da Tokio Marine. Para Alexandre Camilo, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), os ânimos ainda estão “difíceis de melhorar” frente à turbulência do mercado, mas a perspectiva é de crescimento para este ano. “Ninguém conseguiria prever essa turbulência, mas o mercado segurador, por conta do dinamismo, comprometimento e até mesmo da criatividade, vai despontar uma alta mais considerável ao longo de 2017”, avalia o presidente. Ele destaca que, agora, o setor está “mais preparado”. “O segmento optou por pensar em várias maneiras de diversificar a oferta e os próprios produtos para os clientes durante a crise, tentando destacar a importância de se proteger. Assim, qualquer pequena retomada que dê sinais mais significativos, já estabiliza o nosso setor”, complementa Camilo.
Fonte: www.seguronoticias.com
SSA is recommended by The Legal 500 Latin America 2023 in the Insurance category.
For the fourth year, Schalch Sociedade de Advogados is part of the select group of Brazilian insurance offices and is recommended by The Legal 500 Latin America 2021.
SSA is recommended again by The Legal 500 Latin America 2019 in the insurance area.
For the second year, SSA is recommended by The Legal 500 Latin America 2017 in the insurance area.
SSA is recommended by The Legal 500 Latin America 2016 in the insurance area.
The firm is featured in the Chambers & Partners 2021´s edition. The strong focus on the insurance and reinsurance sectors, expertise and deep involvement in the cases were some of the highlights in the publication's recognition of the work.
Schalch was recommended in the Ranked Firm 2021 of the Best Law Firms in Insurance and Reinsurance in Brazil, carried out by the important Leaders League French Editorial.
55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301